quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uma cidade de lona no meio do Araguaia em Aruanã.


Quem passou por Aruanã nas férias de julho viu uma verdadeira cidade de lona montada no meio do rio Araguaia, conhecido nessa época como a praia dos goianos. São Centenas de acampamentos com famílias e grupos de amigos que buscaram curtir lazer junto à natureza.

Com tanta gente junta, acampada dentro e nas margens do rio, a maior preocupação que surge é com a preservação ambiental. Afinal, nem todas as pessoas tem consciência de preservar a natureza, principalmente depois de tomar algumas cervejas ou mesmo por preguiça de alguns em fazer a coleta e dispensa correta do lixo.

Com toda essa aglomeração de pessoas nas margens e dentro do Araguaia, grupos ambientalistas como a Caravana Ecológica e Cultural (CEC) estiveram no município com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental. Já foi divulgado através da mídia que devido à degradação o rio Araguaia ele morre. Dizem os especialistas que, se nada for feito, a vida do rio Araguaia será por mais 50 anos apenas.

Nos dias 2 e 24 de julho, a Caravana Ecológica e Cultural (CEC) juntou-se ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que durante muitos anos já vem apresentando aos turistas a importância da preservação da natureza. O resultado desse trabalho é que vem mantendo viva a natureza na região de Aruanã, entre outras.

Com apoio do Batalhão Florestal de Aruanã, as equipes da CEC e ICMBiu entregaram aos turistas folhetos explicativos com as “Normas de convivência com o rio Araguaia” e promoveram a distribuição de sacos de lixos acompanhados com a orientações dos ambientalistas para forma de coleta. Alguns acampamentos são exemplos a serem seguidos, enquanto alguns não se preocupam com o futuro e jogam os detritos no rio, papeis sanitários e latinhas na areia. Uma vergonha para os demais campistas.

Ao final da campanha, os ambientalistas conseguiram conscientizar ainda mais pessoas de que se não mudarem suas condutas o Araguaia vai acabar. Dezenas de quilos de lixo foram recolhidas nesse dia, a partir daí os próprios turistas prometeram ensacar seus lixos e dispensá-los para a coleta municipal.


Por João Carlos Barreto / Fotos JCBarreto


(VEJA AS FOTOS)